CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS
Isanete G. C. Bieski
Editora R.B.E
1ª edição 2018
160 páginas
ISBN 9788593836022
Código Nilobook: 30789
Disponibilidade: Em estoque
Previsão de Postagem em até 1 dia útil após a confirmação do pagamento. Mais tempo de Transporte.
A Floresta Amazônica é uma extensa aglomeração de paisagens e ecossistemas que formam um mosaico de vegetação e hidrografias.
Por sua vez, esta pesquisa objetivou identificar os estudos etnobotânicos realizados nos municípios
da Amazônia de Mato Grosso, possibilitando agrupar o etnoconhecimento das plantas medicinais, bem como identificar quantos munícios ainda não foram pesquisados.
Na realização desta pesquisa foram utilizadas informações de evidências científicas relacionadas à eficácia referente às plantas medicinais: o etnoconhecimeto na Amazônia mato-grossense.
As informações foram obtidas em bases de dados eletrônicas, incluindo PubMed, Scopus, SID, Science Direct e Google Scholar pelas seguintes palavras-chave: etnobotânica, Amazônia, Mato Grosso, etnoconhecimento de 1918 a 2017.
Assim, esta pesquisa possibilitou identificar os municípios de Mato Grosso que fazem parte do Bioma Amazônia, onde, dos 86 municípios, em somente 39 houve pesquisa de etnobotânica, totalizando 59 diferentes pesquisas.
Isso mostra que ainda há muito a pesquisar.
São aqui destacadas os estudos de pesquisadores com maior número de trabalhos na área referida, sendo que os mais numerosos estão concentrados em 10 municípios.
Dessa forma, são evidenciados dados e outros aspectos do etnoconhecimento de 579 espécies medicinais, agrupadas em 106 famílias.
Apesar de um número expressivo de espécies identificadas, sabemos que ainda há muitas espécies não catalogadas.
Ato contínuo, o presente estudo possibilitou o registro e a documentação das plantas medicinais utilizadas na Amazônia de Mato Grosso, mostrando as ricas diversidades vegetal e étnico-cultural existentes, e poderá contribuir para a idealização e implementação de políticas públicas concernentes a plantas medicinais e fitoterápicos nas esferas de governo estadual e/ou nacional.
☞ Comentários, Perguntas e Avaliações